Estrutura Curricular

Disciplinas Obrigatórias

Ementa: Caracterização das variáveis e suas distribuições. Inferência estatística. Analise de Variância. Delineamentos experimentais (Ensaios Inteiramente ao Acaso, Ensaios em Blocos ao Acaso, Quadrado Latino, Parcelas Subdivididas, Ensaio Duplo Cego). Estudos de dispersão de frequência (Levantamentos, Tabelas de contingência e Teste de Qui-quadrado). Associação de variáveis (Correlação e Modelagem linear simples). Principais testes estatísticos paramétricos (t de Student, Student-Newman-Keuls, Tukey e Duncan), e não paramétricos (Mann-Whitney, Wilcoxon e Kruskal-Wallis).
Ementa: Origem e fundamentos conceituais da epidemiologia. Estudo de metodologia empregada em epidemiologia. Coleta e análise de dados epidemiológicos. Aplicação da epidemiologia. Indicadores de morbidade/mortalidade. Padrões de distribuição espacial e temporal. Noções de amostragem. Métodos empregados em epidemiologia: estudos descritivos, estudos analíticos, estudos ecológicos e estudos teóricos. Estrutura, vantagens e limitações dos diferentes estudos. Sistemas de Informação e Vigilância Epidemiológica.
Ementa: Desenvolver o conhecimento dos alunos quanto ao trabalho científico reflexivo, ordenado e crítico, familiarizando-os, ao mesmo tempo, com as técnicas do trabalhointelectual e da preparação de trabalhos e relatórios científicos princípios básicos de Filosofia da Ciência; e, o Método Científico como instrumento indispensável da pesquisa será analisado definitivamente. O estilo da escrita científica, bem como a preparação de projetos, trabalhos científicos, teses e relatórios, serão abordados com profundidade.
Ementa: Apresentação, em forma de preleção, de seminário em tema livre e do projeto de trabalho de conclusão de curso, enfatizando a justificativa para escolha do assunto, estado atual da arte, proposta do trabalho e exercício prático através de debate. Disciplina de conteúdo variável, dentro do âmbito do Diagnóstico Clínico e Laboratorial em Medicina Veterinária, a ser desenvolvida conforme o tema do projeto de trabalho de conclusão de curso a ser apresentado pelos alunos. Estilo de escrita científica. Preparação de Projetos, Trabalhos Científicos, Teses e Relatórios, Propostas para Comissões de Ética Institucionais e Nacionais. Parcerias científicas, conflitos de interesses, sigilo profissional, patentes e propriedade intelectual.

Disciplinas Optativas

Ementa: Fornecer subsídios teórico-práticos em biologia molecular aplicado às ciências veterinárias. Assim, serão apresentados os aspectos estruturais, bioquímicos e funcionais das biomoléculas informacionais, além dos aspectos moleculares da organização do material genético nos diferentes tipos celulares, os mecanismos moleculares de fenômenos celulares como replicação, transcrição e tradução do material genético e das dos princípios teóricos e práticos de algumas biotécnicas moleculares aplicadas às ciências veterinárias. Oprograma desta disciplina abrangerá os seguintes temas de estudo: PCR (“polymerase chain reaction”). Enzimas usadas nas técnicas de DNA recombinanate (endonucleases de restrição, DNA polimerases, DNA ligases, quinases, fosfatases e nucleases). Técnicas gerais em biologia molecular (eletroforese de Dna em gel de agarose e poliacrilamida, marcação de DNA com isótopos radiotivos, Southern e Northern “blot”. Vetores de clonagem(plasmídeos, bacteriófagos, cosmídeos, YACs); Clonagem molecular, construção de bancos genômicos e de cDNA, identificação de clones recombinanates. Sequenciamento de DNA. RFLP(“restriction fragment length polymorphism”). PFGE (“Pulsed Field Gel Eletroforeses”).

Ementa: Avaliar a atuação do médico veterinário no sentido da segurança dos produtos biológicos, do profissional, dos animais e dos envolvidos em toda cadeia produtiva animal e os produtos derivados. A disciplina objetiva apresentar o conhecimento para o desenvolvimento e o trabalho com agentes infecciosos e amostras clínicas de animais. Trabalho com amostras de Animais exóticos. O programa desta disciplina abordará os seguintes temas de estudo: Níveis de segurança. Equipamentos de proteção individual e coletiva. Descarte de materiais infecciosos, químicos e radioativos. Proteção ambiental. Controle de protocolos, estoques e equipamentos. Materiais elétricos e hidráulicos. Cabines de segurança.

Ementa: Fisiologia cardiovascular, respiratória e musculoesquelética e adaptações ao exercício. Princípios fisioterápicos. Técnicas clássicas de fisioterapia e recuperação de lesões musculoesqueléticas. Princípios da acupuntura veterinária. Técnicas inovadoras para tratamento de lesões musculoesqueléticas (TENS, IRAP, PRP).
Ementa: Desenvolver o acúmen gestor do médico veterinário proporcionando subsídios para desenvolvimento e crescimento sustentável de negócios agropecuários, veterinários e de prestação de serviços relacionados ao bem-estar animal. O programa desta disciplina abrangerá os seguintes temas de estudo: admissão de funcionários e estatuto trabalhista. Contribuições e legislações referentes aos profissionais autônomos. Gestão de clínicas, laboratórios e hospitais veterinários. Marketing ético. Contabilidade. Idéias inovadoras e propriedade intelectual de negócios. Análise de mercado e competitividade.
Ementa: Aprofundar os conhecimentos sobre os fundamentos dos mecanismos inespecíficos e específicos envolvidos no desencadeamento e manutenção da resposta imunológica, bem como do dos principais métodos empregados no laboratório em imunodiagnóstico. O programa desta disciplina abrangerá os seguintes temas de estudo: Métodos cromatográficos de purificação de antígenos e imunoglobulinas. Detecção de antígenos microbianos e de parasitas em amostras clínicas e ambientais. Técnicas de diagnóstico envolvendo a resposta imune humoral e celular do hospedeiro. Diagnósticos in vitro e in vivo.
Ementa: Aprofundar os conhecimentos a respeito da citologia, fisiologia, dos mecanismos de patogenicidade dos principais microrganismos causadores de infecções em animais domésticos e dos métodos de diagnóstico clássico e avançado. O programa desta disciplina abordará os seguintes temas de estudo: Estudo da citologia e fisiologia de bactérias. Genética bacteriana de interesse para a compreensão de sua resistência e patogenicidade. Métodos de controle bacteriano. Mecanismos envolvidos na colonização, invasão, evasão das defesas do hospedeiro. Mecanismos de lesão da célula do hospedeiro: toxinas e outros. Aspectos clínicos, histopatológicos, imunológicos e terapêuticos dos fungos. Classificação Viral, métodos de estudo dos vírus, Agentes antivirais, Imunidade antiviral, Diagnóstico de infecções virais. Conhecer as principais técnicas básicas utilizadas em laboratórios de microbiologia. Discutir novas técnicas empregadas no diagnóstico e caracterização de microrganismos de interesse na Veterinária.
Ementa: A Prática Especializada, disciplina obrigatória, deve ser realizada na área de especialização desejada, conforme as linhas de pesquisa do programa. Desse modo, o aluno poderá cursar a Prática Especializada em Reprodução e Fisiopatologia Reprodutiva de Grandes Animais ou Prática especializada em diagnóstico clínico, por imagem e laboratorial em medicina esportiva equina ou Prática especializada em laboratório clínico ou Prática especializada em microbiologia veterinária. O aluno poderá optar por cursar mais de uma Prática Especializada, sendo que apenas a primeira escolhida constará como disciplina obrigatória, segundo a matriz do curso. De modo geral, as práticas especializadas visam fornecer aos alunos a oportunidade de presenciar e executar protocolos de análise e diagnóstico em situações reais, com aplicabilidade profissional imediata. Locais de realização: Campus Experimental – Unidade de Ensino Pesquisa e Extensão Prof. Antonio Orlando Izolani; Fazenda Experimental Prof. Gustavo Mendes Gomes; Centro Avançado de Reprodução Equina; EMBRAPA- Campo Experimental Santa Mônica; Laboratório deMicrobiologia Geral da Fazenda Experimental/Campus Barreiros; Laboratório de Pesquisa de Bioecologia e Ectoparasitos; Laboratório de Bionomia de Insetos; Laboratório de Insetos Vetores da Universidade de Vassouras – LIV/UNIVERSIDADE DE VASSOURAS (Apoio FAPERJ); Laboratório Clínico Veterinário/ Campus Barreiros; Jockey Club Brasileiro; LadEq (UFRRJ); Haras Catimba; Haras MH; Fazenda Santa Maria; Horse Center; LADAEq (Laboratório de Diagnóstico Avançado em Equídeos); Clínica-escola Veterinária e Laboratório de análises clínicas; Laboratório de Patologia Clínica UFF; LadEq (UFRRJ), VETCare.
Ementa: A disciplina tem como objetivo preparar o profissional Médico Veterinário para atuar de maneira efetiva no diagnóstico, tratamento, monitoramento e profilaxia das afecções relacionadas a cavalos envolvidos em atividades esportivas. Os pós-graduandos participarão ativamente da prática especializada, auxiliando o orientador responsável no cenário laborativo. O programa desta disciplina abordará os seguintes temas de estudo: Monitoramento de programas de treinamento atlético em diferentes modalidades de esporte equestre. Exame clínico de animais atletas e variáveis fisiológicas de importância na profilaxia de afecções metabólicas. Investigação e diagnóstico de afecções musculoesqueléticas e exame ortopédico. Profilaxia de afecções e manejo de cavalos de esporte. Cuidados nutricionais e alimentares. Exames diagnósticos complementares e exame de compra de cavalos de esporte.
Ementa: A disciplina tem como objetivo capacitar o pós-graduando a realizar e interpretar exames laboratoriais com ênfase no diagnóstico de processos inflamatórios, metabólicos e celulares. Os pós-graduandos participarão ativamente da prática especializada, auxiliando o orientador responsável no cenário laborativo. O programa desta disciplina abordará os seguintes temas de estudo: Hematologia e Bioquímica – Métodos e Interpretação de resultados. Investigação de afecções endocrinológicas e metabólicas com ênfase em novas técnicas laboratoriais. Biologia molecular aplicada. Proteômica e Metabolômica. Técnicas avançadas em medicina veterinária (colorimetria, imunofluorescência, imunohistoquímica, eletroforeses, espectrofotometria de massa), Reações de precipitação, aglutinação,imunofluorescência e ensaios imunoenzimáticos. Desenvolvimento de técnicas diagnósticas aplicadas à resolução de problemas de campo.
Ementa: A disciplina tem como objetivo treinar o pós-graduando na execução e interpretação de técnica em microbiologia aplicada ao diagnóstico e monitoramento de afecções infecto-contagiosas em Medicina Veterinária de animais de companhia e de produção. Os pós-graduandos participarão ativamente da prática especializada, auxiliando o orientador responsável no cenário laborativo. O programa desta disciplina abordará os seguintes temas de estudo: Coleta e armazenamento de amostras para microbiologia. Cultura e antibiograma para identificação de agentes bacterianos. Cultura e identificação de agentes fúngicos. Identificação de agentes virais e técnicas de produção de vacinas. Biologia molecular aplicada à microbiologia. Identificação genética de patógenos.
Ementa: A disciplina tem o objetivo de abordar tópicos relativos ao diagnóstico, tratamento e monitoramento de afecções do trato reprodutivo de equinos e bovinos no contexto do trabalho a campo envolvendo o profissional Médico Veterinário. Os pós-graduandos participarão ativamente da prática especializada, auxiliando o orientador responsável no cenário laborativo. O programa desta disciplina abordará os seguintes temas de estudo: Exame andrológico e ginecológico. Sincronização de cio. Manejo de doadoras e receptoras. Coleta de embriões. Diagnóstico e tratamento de afecções reprodutivas.
Ementa: Aprofundar os conhecimentos relativos aos processos inflamatórios, reparação e cicatrização tecidual, além de abordar técnicas correntes no diagnóstico de afecções de origem inflamatória e pesquisa dos componentes inflamatórios do sistema imunológico. O programa desta disciplina abrangerá os seguintes temas de estudo: Inflamação. Moléculas de importância na modulação dos processos inflamatórios. Diagnóstico laboratorial emonitoramento de afecções de origem inflamatória. Descobertas recentes na pesquisa referente à inflamação e componentes inflamatórios do sistema imunológico.
Ementa: Tendo em vista o importante papel da reprodução animal para a promoção de melhoramento genético e aumento da capacidade produtiva das diferentes espécies domésticas, a disciplina de Técnicas Diagnósticas em Reprodução Animal tem como objetivo propagar conhecimento sobre os principais métodos e abordagens semiológicas que podem ser empregadas para avaliação e diagnóstico das enfermidades que resultam em queda no potencial de fertilidade animal. Nesse contexto, a disciplina aborda às técnicas convencionalmente empregadas para avaliação clínico-reprodutiva de machos e fêmeas, permitindo que não apenas os possíveis distúrbios de fertilidade sejam elucidados como também fornecendo subsídios para que uma correta abordagem terapêutica seja instituída. O conteúdo programático da disciplina relacionado à avaliação do potencial de fertilidade masculino inclui temas como: avaliação morfológica de espermatozóides; técnica computadorizada para avaliação da cinética espermática; avaliação da viabilidade efuncionalidade espermática através de sondas fluorescentes; aplicação da microscopia de fluorescência e citometria de fluxo para a análise da qualidade e fertilidade de espermatozóides; punção aspirativa por agulha fina e biópsia como métodos diagnósticos para lesões testiculares; testes bioquímicos e proteômica relacionada ao plasma seminal; ultrassonografia aplicada à avaliação reprodutiva dos machos domésticos. Já no tocante à avaliação do potencial de fertilidade feminino a disciplina contará com o seguinte conteúdo programático: citologia vaginal aplicada ao acompanhamento do ciclo estral; aplicação da citologia e lavado endometrial como métodos diagnósticos para desordens uterinas; biópsia uterina e sua aplicação para avaliação de processos patológicos crônicos; ultrassonografia modo-B e Doppler como ferramentas para avaliação de ciclicidade, ovulação, diagnóstico de gestação e avaliação de processos patológicos sediados nos órgãos reprodutores femininos.
Ementa: Proporcionar conhecimentos atuais relacionados com as técnicas de avaliação e tecnologia do sêmen, permitindo uma análise crítica e gerando subsídios para ensino e pesquisa. Abordar e desenvolver os estudos referentes aos temas relevantes a respeito dos princípios básicos da criopreservação no âmbito da reprodução animal. O programa desta disciplina abrangerá os seguintes temas de estudo: Fisiopatologia do aparelho genital masculino; Componentes e funções do sêmen;Produção espermática: fatores que afetam a produção espermática nas diversas espécies; Exame de sêmen: Avaliação das características macro e microscópicas;Patologias espermáticas: Interpretação do espermiograma; Avaliação do sêmen congelado;Legislação;Tecnologia de sêmen;Fertilidade do rebanho e qualidade do sêmen.Conceitos, definições e da importância da criobiologia para a Medicina Veterinária. Protocolos de criopreservação de células germinativas masculinas e femininas, de tecido gonadal e de embriões. Utilização de agentes crioprotetores, abordando a problemática técnica e as aplicações das diferentes técnicas que serão discutidas.
Ementa: Expandir o conhecimento do profissional veterinário no que diz respeito às afecções do sistema respiratório, incluindo exame clínico e propedêutica, diagnóstico laboratorial e por imagem, monitoramento e tratamento. O programa desta disciplina abrangerá os seguintes temas de estudo: Doenças do trato respiratório anterior. Doenças do trato respiratório posterior de origem infecciosa. Doenças do trato respiratório posterior de origem inflamatória. Diagnósticos laboratoriais associados à detecção e monitoramento de doenças do trato respiratório. Diagnóstico por imagem de doenças do trato respiratório.
Ementa: A disciplina objetiva desenvolver os estudos a respeito dos mecanismos farmacológicos de agentes antibacterianos, antivirais e antifúngicos. O programa desta disciplina abrangerá os seguintes temas de estudo: aspectos farmacodinâmicos e farmacocinéticos, papel dos antimicrobianos na medicina veterinária contemporânea, princípios farmacológicos da antibioticoterapia, resistência aos antimicrobianos, penicilinas, cefalosporinas e outros b-lactâmicos, sulfonamidas/trimetoprim, aminoglicosídios, tetraciclinas, cloranfenicol, eritromicina e outros, quinolonas, drogas antifúngicas e agentes antivirais, técnicas diagnóstica para detecção da resistência antimicrobiana em amostras clínicas.
Ementa: Proporcionar ensinamentos teóricos e práticos que permitam aos alunos diagnosticar, tratar e estabelecer medidas de profilaxia para as ecto e endoparasitoses dos animais domésticos. O programa desta disciplina abrangerá os seguintes temas de estudo: métodos diagnósticos nas parasitoses intestinais, mecanismos lesionais e respostas orgânicas do hospedeiro às injurias determinadas pelos parasitas específicos e suas implicações epidemiológicas respectivas. Condições de coleta, técnica direta e de concentração; Métodos de coloração citológica para protozoários; imunodiagnóstico; testes diagnósticos de biologia molecular; Causas de erro e controle de qualidade diagnóstica; métodos de controle dos insetos de interesse veterinário e demonstrar a vantagem da integração desses métodos no manejo de pragas.

Ementa: Compreender os conceitos gerais da inspeção de produtos de origem animal, os métodos de análises e diagnóstico das condições sensoriais, microbiológicas e físico-química dos alimentos. As adulterações dos alimentos. E os potenciais riscos oferecidos pelos alimentos.

Ementa: Aprofundar o conhecimento prático de Biologia Molecular, a partir da extração de DNA, Reação em cadeia da polimerase (PCR), eletroforese em gel de agarose, e interpretação do resultado de PCR. Biologia molecular aplicada ao diagnóstico clínico laboratorial. Diagnóstico molecular de doenças infecto-parasitárias.

plugins premium WordPress