Infraestrutura

A Universidade de Vassouras coloca à disposição de seu aluno uma infraestrutura à altura da única universidade particular de todo o Sul Fluminense. São mais de 100 salas de aula, espalhadas pelo Conjunto Universitário, Anexo e Hospital Universitário Sul Fluminense.

A Biblioteca da Universidade de Vassouras no campus principal e têm como finalidade de fornecer apoio bibliográfico aos Processos de Ensino, Pesquisa e Extensão, organizando, mantendo, disseminando e recuperando informações nas diversas áreas do conhecimento necessárias às suas finalidades. Atende ao corpo docente, discente e administrativo e a usuários de todo o país, por meio do amplo acervo de livros, folhetos, obras de referência, teses, periódicos, materiais especiais, bases de dados eletrônicas, entre outros. O Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de Vassouras – Campus Vassouras – é constituído pela Biblioteca Central – coordenadora do Sistema e pelas Bibliotecas Setoriais: (1) Professora Vera Maria Cordilha Porto (Biblioteca do Colégio de Aplicação), (2) Centro de Estudos Professor Severino Sombra/Biblioteca Setorial HUV e (3) Biblioteca do Museu Severino Sombra. O acervo da Biblioteca Central contempla as áreas de Saúde, Tecnológica, Humanas e Ciências Sociais. O acervo das bibliotecas setoriais está voltado para formação geral (Biblioteca do Museu Severino Sombra; Professora Vera Maria Cordilha Porto), áreas de saúde (Centro de Estudos Professor Severino Sombra/Biblioteca Setorial HUV).

A universidade possui os seguintes laboratórios que atendem as necessidades do mestrado profissional: Análise Clinica, Anatomia, Anatomia Patológica, Apoio a Pesquisa, Bacteriologia, Bioquímica, Bioquímica e Biofísica, Ciências Biológicas, Citogenética, Citologia e Paleontologia, Ensaios Biológicos, Farmacologia, Farmacotécnica, Fisiologia, Genética e Imunologia, Hardware, Hematologia, Hemocentro, Histologia, Informática, Microbiologia e Parasitologia, Odontologia, Prótese Dentária, Química Analítica e Inorgânica, Química Orgânica, Raio X, Sorologia, Técnica Cirúrgica e Toxicologia.

O Campus Experimental está localizado em uma área de 15 hectares de terra à 2 km do centro da cidade de Vassouras, facilitando a vivência diária dos alunos com a prática clínica dos animais. Neste Campus são ministradas disciplinas do Mestrado Profissional em Diagnóstico em Medicina Veterinária em salas de aula equipadas com aparelhos de ar condicionado e televisores para projeção das aulas. A estrutura conta com uma clínica veterinária-escola, laboratório clínico veterinário e com a Fazenda Experimental (animais de médio e grande porte).

No Campus Experimental está localizado o “Espaço selvagem”. Nesse setor, são ministradas as práticas acadêmicas relativas ao ensino de animais selvagens. Também são realizados neste setor atendimentos ao público, bem como acolhimento/atendimento de animais enfermos ou atropelados resgatados nas estradas pela Concessionária que administra a rodovia que corta a cidade de Vassouras.

A Fazenda conta com animais próprios para as atividades de ensino, dentre eles equinos, bovinos e pequenos ruminantes. Nesta estrutura ocorrem aulas práticas de semiologia, clínica, cirurgia, reprodução e obstetrícia e são disponibilizados procedimentos parapequenos e médios criadores das biotecnologias de inseminação artificial e transferência de embriões de bovinos e equinos feitos pelos docentes do mestrado altamente conceituados na área com a ajuda dos discentes.

O Biotério Central tem o objetivo de reproduzir e manter animais de laboratório destinados ao ensino e pesquisa na Universidade de Vassouras. A atividade experimental permite o desenvolvimento prático dos temas abordados nas aulas teóricas, em instalações modernas que obedecem aos critérios exigidos para um ótimo desenvolvimento dos métodos científicos.

plugins premium WordPress